O que é SEO?

Compartilhar:

Hoje em dia é muito fácil encontrar agências digitais que colocam em sua lista de especialidades a sigla “SEO”. Mas na prática, poucas pessoas que não são profissionais da área de marketing digital ou tecnologia sabem o que isso significa. Então, afinal, o que é SEO?

Basicamente é um conjunto de técnicas que trabalham os elementos relevantes para um site de buscas, como o Google, por exemplo, encontrar seu site e saber sobre o que ele é.

A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optimization, que tem como principal conceito a otimização de um determinado site para que ele fique cada vez mais acessível aos termos pesquisados pelos seus clientes em potencial. Veja o exemplo abaixo:

Uma pessoa que está procurando alianças para comprar digita o termo “alianças” no buscador. Veja que toda a primeira parte da tela, bem como a lateral, aparece tomada de imagens e textos acompanhados das palavras “Anúncio” e “Patrocinados”.

Estes são os resultados da busca paga, ou seja, das empresas que pagam para o buscador, no caso o Google, mostrar seu conteúdo primeiro.

Mas logo abaixo, no destaque amarelo, aparecem as empresas que fazem o trabalho de SEO, otimizando seus sites para aparecer nas buscas orgânicas, sem pagar cada clique que as pessoas dão no seu conteúdo dentro do Google ou qualquer outro buscador.

Se para ficar no topo eu tenho que pagar, vale a pena investir em SEO?

A resposta direta é: sim. Primeiramente porque você não quer pagar eternamente para aparecer nas buscas. Além disso, um bom trabalho de SEO ajuda o buscador a entender o contexto do seu site – entre outras coisas – fazendo com que seu custo por clique diminua consideravelmente nos anúncios pagos (Google Ads).

Ter um apoio de profissionais experientes para garantir que seu site está estruturado de forma que os buscadores irão entender o que você oferece é a grande sacada para conseguir visibilidade.

O SEO é muito importante para organizar seu site e proporcionar que os seus clientes em potencial o encontrem com mais facilidade.

Se interessou, quer um projeto de SEO para sua empresa? Fale conosco!

Posts Relacionados